Arte pré-cabralina


Trata-se da arte dos indios antes da colonização, ou seja antes da chegada de Pedro Alvares Cabral. O período pré-cabralino está dividido em dois conjuntos de produção artística: a fase Marajoara e a cultura Santarém.

Fase Marajoara:  A produção mais característica desses povos foi a cerâmica, cuja modelagem era tipicamente antropomorfa. Ela pode ser dividida entre vasos de uso doméstico e vasos cerimoniais e funerários. Os primeiros são mais simples e geralmente não apresentam a superfície decorada. Já os vasos cerimoniais possuem uma decoração elaborada, resultante da pintura bicromática ou policromática de desenhos feitos com incisões na cerâmica e de desenhos em relevo. Dentre os outros objetos da cerâmica marajoara, tais como bancos, colheres, apitos e adornos para orelhas e lábios, as estatuetas representando seres humanos despertam um interesse especial, porque levantam a questão da sua finalidade.
Resultado de imagem para arte marajoara Imagem relacionada

Cultura Santarém:  Os vestígios culturais foram encontrados na região do rio Amazonas e Pará, onde eles viviam na junção dos rios Tapajós e Amazonas no Pará. A cerâmica santarena apresenta uma decoração bastante complexa, pois além da pintura e dos desenhos, as peças apresentam ornamentos em relevo com figuras de seres humanos ou animais. Além de vasos, a cultura Santarém produziu ainda cachimbos, cuja decoração por vezes já sugere a influência dos primeiros colonizadores europeus, e estatuetas de formas variadas.

Resultado de imagem para Cultura Santarém
Resultado de imagem para Cultura Santarém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog