Arte Pré-Colombiana


Considera-se como arte tudo o que restou da cultura material dos povos nativos da América anteriores ao período da descoberta e colonização iniciada com Cristóvão Colombo. A autoria das obras é desconhecida, mas o caráter varia desde manifestações de práticas culturais cotidianas até manifestações de caráter místico-religioso. As três principais civilizações antigas ameríndias foram as que mais nos legaram cultura material, tratam-se das civilizações Maia, Asteca e Inca.

Maias

O período clássico da cultura maia ocorre entre os anos 300 e 900 d.C.
Características Gerais: Excelentes arquitetos, escultores e pintores, os maias são chamados de “intelectuais do Novo Mundo” por causa dos avançados sistemas numéricos e astronômicos, da escrita hieroglífica e de seu complexo calendário.
Escultura: Grande utilização dos padrões geométricos e zoomórficos estilizados, quanto o de figuras humanas. Utilizam estes dois tipos de arte como expressões dos sistemas linguístico e numérico maia.
Principais Materiais: Pedra e Argila.
Pintura: Os exemplares mais significativos da pintura maia encontram-se em seus códices iluminados. Sabe-se que para eles toda cor é símbolo de algo, geralmente ligado a elementos de sua vida cotidiana de caráter prático-natural ou místico-religioso.
Atribuíam aos deuses a criação de seu calendário, escrita e sistema numérico.
Urbanismo: Desenvolveram amplamente ricas e complexas cidades urbanas com construções variáveis, contendo algumas de porte monumental. A organização é funcionalista e varia conforme a função administrativa. Em geral, as cidades são planas e contrastam com os templos muito altos, construídos sobre elevadas pirâmides maciças de pedra.
Técnica Inovadora: “Falsas abóbadas”, utilizadas para cobrir corredores, quartos e jazigos.

Astecas

Herança Cultural: Herdaram elementos da cultura maia, como a construção de templos e pirâmides.
“Veneza Americana”: A cidade é construída parcialmente em terreno plano e em ilhas artificiais flutuantes nos grandes lagos, para ajudar na agricultura.
Escultura: Voltavam-se principalmente à glorificação do militarismo asteca, característica valorizada tanto na vida prática, quanto na vida mística-religiosa. Trabalham com pedras, argilas e metais, como também pedras preciosas como a Jade.
Pintura: Novamente, os temas principais referem-se à valorização do militarismo asteca, com pinturas em grandes murais e miniaturas, como também em tecidos com motivos geométricos complexos e ricos.

Incas

O processo de expansão e hegemonia teve início em 1438 na capital, Cuzco, sul do Peru.
Quipus: Não desenvolveram língua escrita, mas desenvolveram um instrumento de cordas coloridas de cores e tamanhos diversos para registrar acontecimentos e informações, o sistema de quipus.
Arquitetura: Diferente das outras duas civilizações a arquitetura Inca preza o simples e o funcional, sem muita ornamentação, mas mantendo características monumentais fundamentais. Tiveram grande destaque no planejamento urbano através da planificação e engenharia própria.
Escultura e Cerâmica: Na cerâmica apreciam as formas puras trabalhadas com motivos geométricos e diversas cores. Trabalhavam habilmente pedras, argila, metais comuns e nobres e pedras preciosas.
Pintura: Os tecidos são ricos no colorido e decorados com desenhos estilizados. A pintura dedicava-se à cerâmica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog