Cinema italiano
O cinema italiano, como em muitos países europeus, começou poucos
meses depois da
invenção dos irmãos Lumière chegar ao comércio. Já em 1896 os
italianos apreciaram o
primeiro filme rodado no país. O responsável foi o
empresário Vittorio Calcina e o filme foi
um documentário curto chamado Umberto
e Margherita de Sabóia caminhando no parque.
Nestes primeiros anos, os argumentos do cinema italiano focavam na
história do país,
retratando histórias heróicas de personagens como Júlio
César, Cleópatra e Spartacus.
Entre os filmes mais importantes da época,
podemos citar A queda de Roma (1905)
e Antônio e
Cleópatra (1913).
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Luchino Visconti
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Mudanças drásticas: do futurismo ao neo-realismo
A mudança ocorreu em 1910, quando
várias obras literárias cativaram novos diretores ávidos por dar um novo
visual ao cinema italiano. Um grupo de cineastas, incluindo Giacomo Balla e
Marinetti Filippo decidiu assinar o Manifesto Filme futurismo, criando um
movimento que foi caracterizado por meio da manipulação do som e velocidade
de imagens no processo de edição.
Anos depois, com o apoio do regime fascista, uma nova tendência
começou a estabelecer suas raízes na indústria, levando histórias de pessoas
comuns para a tela grande. Os filmes foram filmados em bairros pobres, e às
vezes eram mesmo com atores amadores. Entre os diretores mais proeminentes
estava Luchino Visconti, que enfatizou o movimento com seu filme Ossessione,
conhecido como o primeiro filme neorealista Italiano, e com Roma,
Cidade Aberta (1945), de Roberto Rossellini.
Depois d o movimento neo-realista, outros gêneros, como comédia,
começaram a ser produzidos na década de sessenta. Talvez o cineasta mais
importante do gênero cômico seja Mario Monicelli, com seus filmes A
Companhia, A Grande Guerra e Romance Popular.
Os anos seguintes tinham como
objetivo promover um olhar para a história. Histórias mitológicas, como
Hércules e uma série de contos bíblicos foram levados para a telona no
chamado “cinema de sandálias e espadas". A influência também se espalhou
para outros filmes contextualiados em tempos modernos, com histórias
impressionantes onde homens comuns tornavam-se heróis.
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