Expressionismo Abstrato


Expressionismo Abstrato,também chamado de “Escola de Nova York”, corresponde a um movimento de vanguarda artística. Surgiu nos Estados Unidos, em Nova York, na década de 40.
Esse movimento uniu aspectos da vanguarda expressionista alemã e da corrente abstracionista criando dessa maneira, uma nova tendência de caráter simbólico e expressivo.
Origem
O expressionismo abstrato tem origem no período denominado de pós-guerra, (após a segunda guerra mundial), numa época conturbada, de afirmação de valores.
O expressionismo abstrato e a arte “verdadeiramente estadunidense” surge para oferecer um novo enfoque artístico-cultural, sobretudo, nos aspectos contra o sistema formal da pintura.
O expressionismo abstrato atingiu influência mundial, e, nesse momento, Nova York passa a ser um dos mais importantes centros de arte do mundo, que até então era a França (Paris).
O termo “Expressionismo Abstrato” já tinha sido usado na década de 20 para identificar pinturas do artista russo Wassily Kandinsky (1866-1944).
Mais tarde foi utilizado pelo escritor, filósofo e crítico estadunidense Harold Rosemberg (1906-1978). O termo apareceu em seu artigo “Artistas americanos do Action Painting”, publicado em 1952 no jornal “Art News”.
Foi assim que muitos artistas dessa corrente inovadora romperam com a arte tradicional de cavalete. Focaram na criação artística nas emoções e expressões humanas, tal qual Jackson Pollock, um dos maiores representantes do expressionismo abstrato norte-americano.
Pollock trabalhava com uma técnica que ficou conhecida como “Action Painting” (Pintura de Ação).
Ele colocava imensas telas no chão e sem objetivo prévio e com movimentos bruscos do pincel ou outros objetos (talheres, varas, areia, etc.), a tinta era lançada na tela privilegiando assim, a espontaneidade artística.
A partir dessa relação corporal do artista com a pintura, essas obras gestualísticas (arte performática) dependiam completamente dos movimentos e atuação do autor.
Outro estilo utilizado por alguns artistas dessa corrente, foi chamada de “Color FieldPainting” (Pintura do campo de cor).
Ao contrário do “Action Painting”, ele privilegiava a objetividade das cores nas telas, ao utilizar padrões geométricos mais simples.
Um dos maiores representantes desse estilo foi o pintor estadunidense, nascido na Letônia, Mark Rothko.

Principais Caraterísticas

  • Influência do existencialismo e da psicanálise
  • Influência das vanguardas artísticas europeias (surrealismo, cubismo e futurismo)
  • Rompimento com a pintura tradicional
  • Liberdade artística, subjetivismo, improvisação e espontaneidade
  • Subconsciente e pintura automática
  • Uso de formas geométricas, linhas e cores
Principais Artistas
  • Arshile Gorky (1904-1948): pintor armênio.
  • Jackson Pollock (1912-1956): pintor estadunidense.
  • Mark Rothko (1903-1970): pintor letão.
  • Adolph Gottlieb (1903-1974): pintor e escultor estadunidense.
  • Willem de Kooning (1904-1997): pintor neerlandês.
  • Philip Guston (1913-1980): pintor canadense.
  • Clifford Still (1904-1980): pintor estadunidense.

Arshile Gorky
Resultado de imagem para Arshile GorkyResultado de imagem para Arshile Gorky

Jackson Pollock
Resultado de imagem para Jackson PollockResultado de imagem para Jackson Pollock

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog